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É uma ciência baseada em evidência comprovada nas descobertas de B. F. Skinner sobre o condicionamento dos operantes verbais, no qual ele defende que o comportamento acompanhado de estimulo reforçador, aumenta a probabilidade da criança dominar e alcançar novas habilidades mais complexas. Esta abordagem tem como propósito a intervenção de modelação de comportamento inadequado, para ensinar novos repertórios sociais e funcionais relacionados a treinos de habilidades sociais, pedagógicos e autonomia de vida diária. Aba é uma ciência com diversos estudos comprovados com resultados positivos e eficazes, sendo cada vez mais procurado e utilizado no tratamento com crianças com TEA.

Nosso supervisor ABA, mestre e doutor em psicologia tem certificação internacional como analista do comportamento, credenciado pela IBAO (Internacional Bahavior Analyst Organization).

O Fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com diferentes aspectos da comunicação, avaliando, prevenindo, diagnosticando, habilitando, reabilitando e orientando aspectos relacionados à respiração, sucção, mastigação, deglutição, seletividade alimentar; bem como as linguagens oral e escrita, a fluência e articulação da fala, além questões relacionadas à voz e habilidades auditivas, para promover a saúde da comunicação humana.

As alterações comportamentais presentes no quadro do TEA, destaca-se a SELETIVIDADE ALIMENTAR, estando presente em cerca de 60% a 80% das crianças com Autismo. A SELETIVIDADE ALIMENTAR MODERADA pode ser entendida como um comportamento alimentar que tem como característica principal a ingestão limitada em 10 até no máximo 15 alimentos. A limitação de variedade na hora da refeição pode acarretar em carências nutricionais prejudicando o organismo humano, uma vez que a ingestão adequada de macro e micronutrientes estão estritamente relacionadas com a ingestão de uma alimentação variada e diversificada.

A seletividade alimentar constituiu uma problemática relevante e deve ser trabalhada, pois pode propiciar o surgimento de deficiências nutricionais graves, prejudicando o processo de desenvolvimento infantil, em especial a indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Torna-se primordial a intervenção nutricional com o objetivo de melhorar a alimentação do paciente através de uma expansão de cardápio.

A SELETIVIDADE ALIMENTAR pode ser decorrente de causas orgânicas e/ou comportamentais e que crianças com TEA apresentam em sua grande maioria desordens sensoriais significativas, inflexibilidade e resistência a mudanças, sendo necessário o tratamento.

 

A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento.

A psicomotricidade relacional conduz a criança a brincar, pois além de auxiliar na socialização, desenvolve habilidades psicomotoras, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, trabalha a coordenação motora, a lateralidade, o esquema corporal, aprendem, constroem, pensam, se movimentam, reinventam. A brincadeira auxilia a criança a se conhecer, perceber seus limites e potencialidades.

O psicomotricista é fundamental na brincadeira, pois observando a criança, é capaz de impulsiona-la a alcançar novos limites, trabalhando de forma lúdica, buscando compreender os aspectos emocionais e motores que possam ter impacto no desenvolvimento.

Tem como objetivo principal identificar as lacunas da aprendizagem e como funciona o processo cognitivo de crianças, jovens e adultos buscando estratégias e métodos para que as intervenções sejam aplicadas de forma eficaz, aumentando a resposta de forma assertiva no âmbito escolar e social das pessoas. Desenvolver na criança o prazer no aprender, ajuda a manter o foco e a ter resultados satisfatórios na vida acadêmica, fixando o aprendizado e oportunizando explorar novas possibilidades. Todas as pessoas são capazes de aprender, desde que saibamos qual a dificuldade e tenhamos por base suas habilidades, criando um plano terapêutico individualizado e consistente.

Tem como objetivo auxiliar o indivíduo a realizar rotinas, tarefas e desempenhar papéis sociais com independência e autonomia nos diversos ambientes em que está inserido. O processo terapêutico é construído e orientado através das propriedades presentes nas atividades humanas e por meio de um fazer lúdico, afetivo, relacional e produtivo, se estabelece a relação terapeuta – atividade – paciente, guiando os indivíduos a utilizarem suas potencialidades ao máximo e assim alcançar uma melhor qualidade de vida.

Um dos pilares da Terapia Ocupacional é a utilização das atividades de vida diária e prática como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar o desempenho ocupacional do indivíduo.

Os aspectos psíquicos da criança também devem ser levados em consideração através da análise. Entender as dificuldades em se expressar e descobrir sobre seus próprios sentimentos é essencial para o ajuste e inclusão do indivíduo no âmbito familiar e social. No trabalho com a criança, o terapeuta analisa as maneiras próprias de pensamento, sentimento e comportamento que configuram um “mundo de fantasia”, expresso nos jogos e atividades lúdicas em que a criança se engaja, a fim de desenvolver a atenção compartilhada, regras, rotinas, limites, reciprocidade socioemocional, flexibilidade cognitiva, com intuito de inserir na sociedade um indivíduo apto das suas funções psicológicas.

Os animais contribuem em uma área específica da medicina, denominada Zooterapia. Ciência que estuda as possibilidades terapêuticas do contato com os animais. Ela consiste em uma terapia com a presença de animais domésticos, silvestres e até exóticos, que busca promover no paciente estímulo ao toque, para despertar sua sensibilidade tátil, reações psicológicas e emocionais. Os tratamentos zooterapêuticos podem ser utilizados em crianças, idosos, e pessoas que apresentam ou não algum tipo de deficiência e transtorno.

A terapia Assistida por Animais (TAA) é um tratamento terapêutico onde o animal é parte principal da zooterapia, objetivando promover a melhora social, emocional, física e /ou cognitiva dos pacientes.

A zooterapia pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias como síndromes genéticas, hiperatividade, ansiedade, depressão, Alzheimer, lesão cerebral, e transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trata-se de uma terapia alternativa que traz bons resultados: melhora a capacidade de comunicação; ajuda na autoconfiança; modifica a percepção do meio; melhora o convívio social; reduz a ansiedade; reduz os sintomas de depressão; diminui a pressão arterial; melhora a interação com o terapeuta (fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta etc); reduz o isolamento. Após uma sessão de zooterapia, verifica-se um maior relaxamento dos pacientes: sorriem com mais frequência; diminuem a agitação psicomotora; têm uma melhor aceitação ao toque; comunicam-se com maior facilidade.

Utiliza a água como forma terapêutica e fisioterápica. Este tratamento contribui na reabilitação motora para pacientes ortopédicos, neurológicos e/ou respiratórios.

A Hidroterapia é uma grande auxiliar no tratamento de crianças com TEA, pois a imersão da água proporciona uma atividade mais prazerosa e estimulante físico-motora.

Abordagens

Conheça todos as abordagens realizadas pela clínica

Oferecendo o melhor e mais completo tratamento multidisciplinar, inovamos trazendo para o meio clínico a robótica como ferramenta nas intervenções multidisciplinares, visando além de acolher, uma inclusão tecnológica responsável a potencialização de habilidades de socialização, aprendizagem, linguagem, flexibilidade cognitiva e resolução de problemas, bem como o aprimoramento das funções executivas em sua completude, conferindo as nossas crianças um diferencial e tanto para enfrentar todo e qualquer desafio que elas venham a encontrar na vida moderna.

Nosso supervisor ABA, mestre e doutor em psicologia tem certificação internacional como analista do comportamento, credenciado pela IBAO (Internacional Bahavior Analyst Organization).

O método desenvolve estratégias que contribuem no desenvolvimento cognitivo e comportamental. Auxilia terapeutas e professores na intervenção de técnicas e habilidades que favorecem a aprendizagem e suporte na alfabetização da criança. Os recursos são organizados e estruturados para favorecer o ambiente social e físico, proporcionando para uma criança a compreensão da rotina diária servindo como facilitadores da adaptação do cotidiano. Os pais são inseridos no trabalho do programa e são peças fundamentais para que o ensino seja contínuo, e se torne uma prática habitual também em casa.

PROMPT é uma abordagem multidimensional indicada para os transtornos motores de fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio emocionais. Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala, a abordagem Prompt envolve muitos aspectos.

Existem muitos estudos científicos que comprovam sua eficácia no tratamento das desordens motoras de fala, como as Apraxias de Fala Disartrias.

Essa abordagem foi desenvolvida pela Dra. Débora Hayden, fonoaudióloga americana, juntamente com seus colegas por um período de 30 anos.

O PECS é um sistema único de comunicação alternativa/aumentativa, usado em que têm várias dificuldades cognitivas, físicas e de comunicação. Ensina os alunos uma comunicação funcional, usando uma ampla gama de habilidades de linguagem com pessoas, ambientes e situações diferentes.

Consiste em seis fases e começa ensinando um indivíduo a dar uma única figura de um item ou ação desejada a um “parceiro de comunicação” que imediatamente honre a troca como um pedido. O Sistema prossegue ensinando a discriminação de figuras e como juntá-las em frases. Nas fases mais avançadas, os indivíduos são ensinados a usar iniciadores, responder perguntas e comentar.

Sua aplicação permite às crianças adquirir competências e buscar estratégias de desenvolvimento a fim de aprender novas habilidades. O PEAK oferece uma gama de programas que atendem as necessidades de aquisição e aspectos de linguagem, como habilidades de inferência (raciocínio durante situações diferentes), perspectiva (colocando-se na posição de outra pessoa) e habilidades de compreensão avançadas que incluem matemática e leitura.

O Princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si.

É uma abordagem para avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural. Facilitando o movimento motor e inibindo movimentos e posturas anormais causadas por uma lesão do sistema nervoso central.

O principal objetivo do tratamento é aumentar e estimular a capacidade da criança para realizar movimentos funcionais o mais próximo da normalidade possível, já que os movimentos normais não podem ser obtidos, se o indivíduo permanecer em posturas e movimentos de formas desordenadas.

As Atividades da Vida Diária (AVD) são tarefas pessoais que envolvem autocuidado e outras habilidades do cotidiano de qualquer pessoa, por exemplo: comer, tomar banho, vestir-se, andar, escovar os dentes, escrever, calçar os sapatos, higiene pessoal, dentre muitos outros.

Nossa clínica tem salas projetadas com o foco no desenvolvimento da autonomia e independência da criança!

É através das experiências na interação com o mundo que as crianças desenvolvem o processo neurológico de integração sensorial. Quando se tem alteração nesse processo de integração das sensações é necessário realizar uma avaliação e tratamento com Terapeuta Ocupacional com formação na área. Este tratamento tem o objetivo de auxiliar a criança na percepção e modulação das informações sensoriais, organizando a criança no processamento de respostas mais adequadas aos estímulos e promovendo oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas. Desta forma, o Terapeuta Ocupacional desenvolve a intervenção num contexto de brincadeiras, que envolve uma cuidadosa seleção das experiências sensório-motoras (toque, movimento, balanços, cheiros, sons e etc…), planejada individualmente com desafios de encorajamento, empatia e motivação, que conduzem à melhor organização de cada criança. 

Nossa clínica tem salas projetadas com o foco no desenvolvimento da autonomia e independência da criança!